ClickInd

ClickInd

O ClickInd oferece uma ampla gama de funcionalidades para gestão eficiente de indicadores governamentais.

  1. O que é o ClickInd®

    O ClickInd é um sistema web desenvolvido em Java para gerenciamento de indicadores.

    Situação em 02/07/2024

  2. A quem se destina

    O ClickInd é recomendado para gerenciar indicadores governamentais de qualquer natureza, incluindo seus metadados e dados, cuja obtenção seja custosa ou inviável por meio de acessos automáticos às fontes.

  3. Principais recursos do sistema
    1. Cadastro e manutenção de metadados (atributos) do indicador

      O ClickInd gerencia uma quantidade expressiva de metadados, procurando assegurar os meios de resposta à maioria das demandas de usuário relativas ao indicador ou a seus dados, tais como: título e título resumido (para uso em BI), órgão e usuário responsável, fonte, polaridade, área, subárea, categoria, especificação, palavras-chave, definição, memorando, limitações, fórmula de cálculo, periodicidade, desagregação territorial, forma de provimento dos dados (banco ClickInd ou conexão externa), casos de não-conformidade, etc. O sistema permite ainda anexar documentação (PDF) e links que auxiliam no entendimento do indicador ou no acesso às fontes originárias dos dados.

    2. Imputação de dados ao indicador

      O ClickInd possibilita três formas de imputação de dados ao indicador:

      1. Imputação por formulário convencional: Utiliza formulário do sistema para inserir ou editar um ou poucos registros de dados.
      2. Imputação por CSV: Permite ao usuário inserir grande quantidade de registros de dados de uma só vez.
      3. Imputação por API web service: Faculta ao usuário imputar dados com base em requisições a serviços de dados de terceiros (como o IBGE, em algumas situações).
    3. Gerenciamento de conformidades da ficha de metadados

      O ClickInd possibilita ao administrador controlar a qualidade das informações inseridas; ao gravar uma não-conformidade associada ao indicador ou aos dados deste, o sistema exibe um dislike em vermelho, até que a não-conformidade seja sanada.

    4. Gráficos de linha do tempo

      O ClickInd faculta ao usuário exibir gráficos de séries históricas, bastando um clique num botão; os gráficos são construídos em tempo de execução, com séries históricas padronizadas em t – 10 (recuo de 10 unidades de tempo, em relação ao último ano do valor disponível).

    5. Painéis gráficos de comparação

      O ClickInd permite ao usuário visualizar gráficos de séries históricas com unidade de locais comparáveis definidos previamente. Cada tela exibe 4 gráficos, sendo o último gráfico preenchido pelas unidades de local com o melhor e com o pior posicionamento no indicador. O local de referência é sempre exibido em todos os gráficos.

    6. Painéis BI (Power BI)

      O ClickInd conta com opções de visualização de dados em painéis elaborados em Power BI; esses painéis têm como fonte o próprio banco do ClickInd, mas também utilizam conexões a fontes externas (como o FIPLAN e o sistema de convênios) e recebem duas atualizações automáticas a cada dia.

    7. Acesso por Qrcode

      O ClickInd disponibiliza ao usuário a opção de exibir tabelas e gráficos de indicadores através de uma imagem Qrcode capturada por um dispositivo móvel.

    8. Controle do escopo de dados

      O ClickInd disponibiliza vários relatórios para controle dos atributos de dados do indicador, tais como: indicadores sem dados; locais sem dados; quantidade de dados de cada indicador; início e fim da série histórica de dados de cada indicador, podendo visualizar por local, área e fonte. O usuário pode verificar, por exemplo, quais são os indicadores disponíveis para um local (Mato Grosso, Brasil, Cuiabá etc), área (saúde, segurança, educação, economia etc) ou fonte (IBGE, MEC, FIPLAN, CLP etc) e, para cada indicador, o total de dados, o ano inicial e o ano final da série histórica gravada no banco.

    9. Cadastro, análise e validação de proposta de indicador

      O usuário (qualquer perfil, exceto visitante) pode cadastrar uma proposta de indicador, contendo a maioria dos atributos de metadados previstos; essa proposta passa por uma análise e validação no nível setorial e, posteriormente, por uma análise e validação no nível central; uma vez aprovada, a proposta pode ser incluída na tabela definitiva do indicador, bastando um clique num botão.

    10. Personalização

      O ClickInd permite ao usuário várias opções de personalização, tais como:

      1. Associar o perfil do usuário a um determinado local e área de preferência: Isso orienta o sistema a construir listagens e gráficos mais otimizados, conforme o usuário logado.
      2. Construção de cestas de indicadores: O usuário pode construir cestas de indicadores, com as seguintes opções:
        1. Cesta individual: O usuário pode montar a sua própria cesta.
        2. Cesta institucional: O usuário pode montar uma ou mais cestas para o seu órgão.
        3. Cesta programática ou temática: O usuário pode montar cestas diversas associadas a marcadores previamente cadastrados, tais como “PPA – 2024-2027”; “Plano estadual de educação”, etc.
      3. Escolha de locais comparáveis: O usuário pode eleger locais com os quais gostaria de comparar os indicadores (bastando eleger um local de referência e os demais locais que serão comparados ao local de referência); esta opção está disponível para a instituição do usuário, não para o perfil individual.
      4. Personalização do template: O ClickInd disponibiliza 11 opções de cores (e outros ajustes) para configurar o front-end da aplicação. Além disso, você pode automatizar a exibição do tema em cor rosa ou azul (campanhas câncer de mama e de próstata), bastando informar o mês desejado (outubro/novembro, no caso).
    11. Estudos, pesquisas e relatórios

      O ClickInd permite ao usuário cadastrar links externos e arquivos PDF para armazenar e recuperar documentos de estudos, relatórios, notas técnicas, etc.

    12. Painéis BI externos

      O ClickInd permite cadastrar e documentar links de acesso a painéis BI de terceiros (desde que sejam públicos).

    13. Interface celular/tablet

      O ClickInd disponibiliza interfaces com telas customizadas para exibir dados e gráficos em dispositivos móveis; esta opção está disponível também para acesso cidadão; o usuário pode usar recursos de voz do próprio dispositivo para chegar rapidamente ao gráfico ou tabela de dados de um indicador desejado. Para acessar as telas customizadas, basta o usuário marcar a opção “Estou usando celular” na tela de login.

    14. Acesso cidadão

      O ClickInd dispõe de recursos para acesso público aos dados, bastando autorizar o acesso em tela de parâmetros do sistema.

    15. Banco de imagens

      O ClickInd possibilita ao usuário gravar imagens (exemplo: fotos oficiais de prefeitos) para, posteriormente, usar essas imagens em montagens de BI e outros contextos. O sistema usa direcionamento duplo para gravar as imagens (tabela do banco e pasta de arquivo).

    16. Logs de usuários

      As ações de inclusão, edição ou exclusão de registros de indicadores ou dados de indicadores podem ser monitoradas através de logs de usuários, que identificam a ação realizada, a data/horário e o autor; as importações de registros múltiplos por planilha CSV ou por API geram uma chave exclusiva que permite ao usuário reverter ação (excluir todos os registros inseridos num só clique); O ClickInd armazena também logs de acesso (quem acessou, meio utilizado e horário de acesso).

    17. Manutenção da tabela de dados

      O ClickInd possibilita recursos que permitem ao usuário administrador a exclusão múltipla de registros de dados; é possível excluir todos os dados, de uma só vez: a) por indicador, b) por local; c) por log de importação (exclui todos os dados imputados num determinado processo de importação);

    18. Api REST com Json

      O ClickInd disponibiliza API’s para uso em outros sistemas ou clientes que precisem fazer uso de indicadores. A fonte dessas API’s são views do banco de dados, o que transfere carga de processamento para o servidor e reduz as dificuldades do cliente em implementar relatórios (uma vez que as views tratam todos os relacionamentos que o cliente precisa). As cestas de indicadores institucionais possuem suas próprias API’s e são acessíveis mediante autenticação. O ClickInd possui uma interface exclusiva para cadastrar clientes webservice e seus níveis de acesso.

    19. Perfis de usuário

      O ClickInd admite os seguintes perfis de usuários: Master – inclui usuários administradores e configura alguns parâmetros do sistema, tais como serviços de e-mail e front-end; Administrador – inclui usuários nos perfis gestor de indicador, gestor de dados e visitante; consulta, inclui, edita e exclui registros do sistema; Gestor de indicador – consulta, inclui, edita e exclui indicadores sob sua responsabilidade; consulta quaisquer dados de indicadores; Gestor de dados – consulta, inclui, edita e exclui dados dos indicadores sob sua responsabilidade; consulta quaisquer dados de indicadores; Visitante – consulta dados de indicadores, sem restrição de escopo; Webservice – perfil para autenticar requisições por meios de API, feita em tela específica;

    20. Ficha técnica

      Autor: Edmar Augusto Vieira (direitos reservados)
      Registro INPI nº BR512023003202-6 Principais tecnologias utilizadas Banco de dados: MySQL (versão 8.0) Linguagem de programação: Java (versão 11); Framework para JSF: Primefaces (versão 11); Template: Primefaces Rain (versão 4.1.0); Conexões, acessos e consultas a banco: Hibernate (versão 4.3.11);

Descrição do Produto 2

Descrição do Produto 3

Descrição do Produto 4

Informações do Produto

  • Categoria: Sistemas
  • Cliente: Governo de Mato Grosso
  • URL do Projeto: www.example.com