Detalhe do Produto

Entregas

O Entregas disponibiliza diversas funcionalidades para uma gestão organizacional eficaz.

  1. O que é o Entregas Gov® (Situação em 03/08/2024)

    O Entregas Gov é um sistema web desenvolvido em Java para gerenciamento de entregas e parcerias governamentais.

  2. A quem se destina

    O Entregas é recomendado para gerenciar e monitorar entregas governamentais em qualquer estágio de implementação (futura, em andamento ou concluídas), possuindo um conjunto de recursos que o habilita a ser utilizado como principal infraestrutura de informações para o nível diretivo do governo. Pode ser empregado, por exemplo, para estruturar salas de situação ou unidades de controle e monitoramento em gabinetes de governo ou em secretarias com função de coordenação geral (Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Gestão etc.).

  3. Principais recursos do sistema
    1. Cadastro e manutenção de unidades e equipamentos de serviço (ativos)

      O Entregas permite ao usuário o cadastro e manutenção de dados das unidades de serviço ou equipamentos públicos (ativos) que receberão investimentos de construção, reformas e ampliações, dentre outros. Este cadastro abrange diversos tipos de ativos, como rodovias, pontes, viadutos, praças, vias urbanas, parques, escolas, unidades de saúde, unidades de segurança, unidades desportivas, unidades culturais etc.

    2. Detalhamento das unidades e equipamentos de serviço (ativos)

      O Entregas permite ao usuário o detalhamento de dados de cada unidade ou equipamento de serviço, conforme suas especificidades. Em seu escopo atual, o sistema permite detalhar dados de rodovias, escolas, pontes, vias urbanas e praças. Outros equipamentos poderão ser incluídos, conforme demanda do interessado.

    3. Cadastro e manutenção de locais

      O Entregas permite o cadastro e manutenção de dados de locais que receberão investimentos, com diferentes enfoques e níveis de agregação. Cada unidade de local pode ser agrupada em diferentes categorias, regiões, consórcios etc., conforme as necessidades do usuário.

    4. Cadastro e manutenção de produtos

      O Entregas possibilita o cadastro e manutenção de dados de produtos (bens ou serviços) gerados pelos diferentes órgãos, com suas respectivas unidades de medida. São exemplos de produtos: escola construída, escola reformada, hospital construído, hospital equipado, ponte construída, título fundiário entregue, cesta básica fornecida, pessoa capacitada, via urbana pavimentada (asfaltamento), rodovia pavimentada (asfaltamento), praça construída, projeto de obra elaborado, projeto cultural apoiado etc. Esses produtos são utilizados na classificação das entregas, possibilitando gerar visões de produção agregada de bens e serviços ao longo do tempo, por local, órgão, tipo de produto, unidade de serviço etc.

    5. Cadastro e manutenção de programas e ações

      O Entregas possibilita o cadastro e manutenção de dados dos programas e ações do Orçamento (PPA/ LOA), relacionando-os às entregas. Esse recurso permite rastrear como as entregas são financiadas, do ponto de vista da Lei Orçamentária;

    6. Cadastro e manutenção de organizações

      O Entregas possibilita o cadastro e manutenção de dados de órgãos, entidades e empresas que respondem pela oferta de bens e serviços, na condição de contratantes, contratados ou parceiros (convênios de ingresso, convênios de descentralização, termos de cooperação etc.). Os órgãos são utilizados para relacionar entregas a responsáveis e parceiros e para vincular usuários do sistema, permitido separar e autonomizar os conjuntos de dados conforme regras de perfis e permissões.

    7. Cadastro e manutenção de dados de entregas

      O cadastro de entregas (bens ou serviços finais ou intermediários) constitui a funcionalidade principal do sistema. Para cada entrega é identificado o objeto, o produto, a quantidade, o valor investido, o órgão responsável, a localização, a temporalidade (início, estágio, conclusão), a unidade de serviço ou equipamento (ativo) e o programa de trabalho (conforme lei orçamentária), dentre outras informações.

    8. Cadastro e manutenção de dados complementares às entregas

      O usuário tem a opção de acrescentar várias informações complementares às entregas, destacando-se: planos de trabalho, convênios de ingresso, convênios de descentralização, termos de cooperação, contratos e fornecedores, grupos populacionais beneficiados, emendas parlamentares (federais e estaduais), comunicações (notas de imprensa), detalhamentos de produtos etc.

    9. Monitoramento das entregas por meio de planos de trabalho

      O Entregas permite criar, para cada entrega, um plano de trabalho com fases, prazos de conclusão, datas de conclusão e responsáveis. Esses prazos podem ser travados ou aditados, mediante pedidos justificados e aprovados. Esse sistema de monitoramento possibilita o conhecimento detalhado dos tempos dispendidos (performance) em cada fase relevante de um processo de contratação (início, projeto elaborado, TR elaborada, edital publicado, licitação realizada, licitação homologada, contrato assinado, ordem de serviço e execução). Também admite o cadastro de relatos de não-conformidades nos casos de atraso na conclusão das fases. As fases do plano de trabalho são customizáveis, conforme na natureza do processo que gera a entrega (obras, aquisições, pregão, edital de fomento etc.);

    10. Parceiros da entrega

      O Entregas disponibiliza funcionalidades para vincular as entregas a diferentes tipos de parcerias e parceiros, inclusive internas à administração pública. Isso habilita o sistema a responder perguntas do tipo: “Quantas e quais são as entregas em parceria com o Ministério Da Educação?”; “Quais são as entregas da Secretaria de Infraestrutura em parcerias com prefeituras?”; “Quanto o Ministério da Saúde investiu em parcerias com o nosso governo?”

    11. Grupos populacionais beneficiados

      O Entregas permite cadastrar, classificar e relacionar entregas a diferentes grupos populacionais, possibilitando visões de dados de entregas para segmentos populacionais específicos, como populações vulneráveis, comunidades indígenas, mulheres, idosos, crianças, ribeirinhos, quilombolas, agricultores familiares etc.

    12. Detalhamento de produtos

      O Sistema permite detalhar as entregas em mais de um produto. Por exemplo, um contrato de obra que inclua pavimentação e construção de ponte pode ser gravado com uma entrega e dois produtos distintos, caso não seja viável gravar uma entrega para cada produto. Esse recurso permite rastrear produtos que, de outro modo, poderiam ficar invisíveis.

    13. Contratos e fornecedores

      O Entregas faculta ao usuário cadastrar contratos e fornecedores e, posteriormente, vinculá-los às entregas. Isso dá ao usuário a possibilidade de visualizar informações complementares relevantes sobre a cadeia de valor da entrega. Por exemplo, é possível rastrear todos os investimentos, contratos e fornecedores que atuaram em todo o ciclo de vida de um ativo, seja ele uma escola, um hospital ou uma rodovia.

    14. Emendas parlamentares

      O Entregas possibilita o cadastro de emendas parlamentares federais ou estaduais que tenham contribuído para as entregas, identificando informações sobre autoria, valor, origem, tipo de emenda, objeto e localização, dentre outras.

    15. Comunicações (notas de imprensa)

      O sistema faculta ao usuário vincular as entregas a linkes e outras informações sobre matérias jornalísticas que repercutem iniciativas de governo, como lançamentos, vistorias ou inaugurações de obras ou entregas de bens e serviços. Além dos linkes, é possível identificar os autores das matérias e as datas de publicação. Os linkes podem acessar e retornar informações por diversos meios, como textos, áudios, vídeos ou imagens, a depender do provedor do serviço.

    16. Acessos pelo cidadão (transparência)

      O Entregas disponibiliza vários recursos para ampliar e qualificar a transparência das ações de governo. O cidadão pode visualizar informações em tabelas, mapas, painéis de dados (Power Bi), inclusive através de um celular, com telas responsivas e customizadas para dispositivos móveis. Também é possível acessar dados por meio de imagens QRcode, que podem retornar a ficha de uma entrega, a listagem de entregas de um local (município, por exemplo) ou a listagem de entregas de um órgão, sem necessidade de autenticação. Os acessos públicos precisam ser autorizados e configurados pelo administrador do sistema, através de uma tela específica para essa finalidade.

    17. Acessos por API Rest/ Json

      O Entregas disponibiliza também acessos a seus dados através de API’s que enviam dados em formato Json, nos escopos Organização (listagem completa), órgão (membro de uma organização) ou local (um município, por exemplo). Esse serviço requer prévio cadastro e autenticação do interessado.

    18. Supervisão de conteúdos

      O Entregas disponibiliza vários recursos que ajudam na supervisão da qualidade das informações registrados, incluindo mensagens e alertas automáticos ou gravados pelo administrador. Alguns desses alertas são destacados com botões de dislike ou com textos coloridos em vermelho (caso de fases atrasadas). Mensagens de e-mails são automaticamente enviadas com periodicidade definida (semanal) para os usuários que tenham pendências de atualização de dados (como atualização da data de conclusão da entrega) ou do percentual de execução alcançado.

    19. Espaço do usuário, fale conosco, comunicados

      O Sistema possui vários recursos para melhorar e documentar a interação entre usuários locais e usuários administradores, dentre eles “Sugestão de melhorias”, “Comunicar erros” e “Elogios”. Outro recurso são os comunicados, gravados para instruir os usuários sobre assuntos diversos, incluindo novidades implementadas no sistema. Esses comunicados podem ser endereçados a todos ou a determinado perfil de usuário. Eles são exibidos como “pop-up” com confirmação de leitura e podem ser enviados também por e-mail de dentro do próprio sistema.

    20. Personalização do template

      O Entregas disponibiliza tem 9 opções de cores (e outros ajustes) para configurar o front-end da aplicação. Continua... Banco de imagens, Logs de usuários, Perfis de usuário Master – inclui usuários administradores e configura alguns parâmetros do sistema, tais como serviços de e-mail e front-end; Administrador – inclui usuários nos perfis gestor setorial, visitante e cliente service; consulta, inclui, edita e exclui registros do sistema; Gestor setorial – consulta, inclui, edita e exclui dados sob responsabilidade do órgão ao qual está vinculado; consulta quaisquer dados; Visitante – consulta dados; Cliente webservice – perfil para autenticar requisições por meios de API, feita em tela específica;

    21. Ficha técnica

      Autor: Edmar Augusto Vieira (direitos reservados)
      Registro INPI nº BR512024000023-2 Principais tecnologias utilizadas Banco de dados: MySQL (versão 8.0) Linguagem de programação: Java (versão 11); Framework para JSF: Primefaces (versão 6.2); Template: Primefaces Ultima (versão 1.1.6); Conexões, acessos e consultas a banco: Hibernate (versão 4.3.11);

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Informações do Produto

  • Categoria: Sistemas
  • Cliente: Governo de Mato Grosso
  • URL do Projeto: www.example.com